O IBM Integrated Management Module (IMM), juntamente com o Virtual Media Key (VMK), diminui algumas tarefas administrativas e aumenta a disponibilidade do servidor através do monitoramento contínuo de seu sistema e emite notificações sobre falhas ou alterações potenciais do sistema.
O VMK (componente opcional), oferece recursos de acesso remoto e a capacidade de captura de tela azul… aquela da morte, lembra?
Esse recurso fornece redirecionamento de console gráfico com teclado remoto e interação do mouse, além de suporte remoto para arquivos ISO, unidades de CD/DVD ou disquete.
Com isto é possível, por exemplo, o acesso à interface de controladores disco e efetuar a configuração de sistemas de RAID, além da instalação de sistemas operacionais sem precisar estar fisicamente no local do equipamento, como em um datacenter.
Aguarde alguns minutos e, no browser de um PC qualquer conectado na rede, digite o endereço IP configurado no IMM. Aparecerá a tela abaixo:
Digite o usuário e senha padrão, respectivamente: USERID, PASSW0RD, lembrando que a letra O deve ser substituído pelo numero 0 na senha PASSW0RD. Após o logon, na tela que aparece, clique em Remote Control e em seguida, clique em Start Remote Control in Single User Mode.
Será aberta uma conexão remota com o servidor, com acesso às configurações descritas anteriormente.
Se Você tiver os CD/DVDs dos sistemas operacionais gravados em imagens .ISO, poderá efetuar a instalação deste PC mesmo. Basta ir ao menu Tools, Launch Virtual Media, como na imagem abaixo:
Na janela seguinte, escolha a imagem para a instalação e clique em Open.
Com a imagem selecionada, marque a caixa “Map” e clique em Mount Selected.
Agora inicie o servidor normalmente pressione F12 na inicialização e escolha como boot CD/DVD Rom. Neste caso, fiz o mapeamento da ISO do ServerGuide.