domingo, 30 de agosto de 2020

Computação em Nuvem - Conhecendo o Microsoft Hyper-V

 Hyper-V  é uma função no Windows Server 2008 R2 em diante, que fornece ferramentas e serviços que você pode usar para criar e gerenciar um ambiente de computação de servidor virtualizado. Dentro deste ambiente virtualizado, você pode criar e gerenciar máquinas virtuais, o que permite que você execute vários computadores, mesmo com sistemas operacionais diferentes, em um computador físico. Nesse ambiente virtualizado, você pode escolher isolar as máquinas virtuais ou especificar como elas se comunicam entre si e com uma rede externa.

Utilizamos a virtualização de ambientes operacionais, para ambientes de pré-produção de aplicativos, teste de sistemas, etc.

Prepare seu Servidor de Virtualização,  transforme seu computador de teste em um servidor de virtualização instalando a edição Enterprise do Windows Server 2008 R2 e, em seguida, instalando a função Hyper-V.

Importante: Você tem 10 dias para ativar o Windows Server 2008 R2. Se você não ativar o Windows Server 2008 R2 em 10 dias, o computador será desligado a cada hora.

Dica: Se você não quiser ativar o sistema operacional ou você não é capaz de ativá-lo por algum motivo, o período de ativação 10 dias pode ser redefinido manualmente cinco vezes, digitando o seguinte comando em uma janela do prompt de comandoslmgr.vbs –rearmVocê pode verificar o status atual de seu período de ativação, digitando o seguinte comandoslmgr.vbs –dli.

Vou usar o Microsoft Server 2019,  Acesse o Gerenciador do Servidor - Hyper-V

 



Na aba, "Ferramentas", "Gerenciador Hyper-V 




Clique RICUSTON <nome do seu servidor>

Criando Máquina Virtual com o Hyper-V

Currículo Resumido

  Ricardo Pradas SysAdmin OPS - DevOps - Team Leader 25 anos de experiência no segmento de TI e Docência Acadêmica Professor de Matemática e...